sábado, 12 de janeiro de 2008

Descanso para o Führer anti-Führer

Christian Führer nasceu em Leipzig no ano de 1943 e, por isso, não poderia ter feito oposição à gestão de Adolf Hitler na Alemanha. Pela data que nasceu, entretanto, o pastor fez história como líder da Igreja Nikolai na Alemanha Oriental e como uma das vozes que incomodou o regime socialista enquanto ele persistiu no país.

Na última semana, Führer anunciou seu sucessor na igreja, já que atingirá os 65 anos em março e terá de se aposentar. Será o merecido descanso para um dos homens responsáveis pelos "protestos de segunda-feira", movimento pacífico de orações, que começou em Leipzig e contagiou boa parte da República Democrática da Alemanha (RDA).

Logo, a movimentação ganharia força para protestar por direitos de liberdade e por eleições democráticas, no ano de 1989. Acabou como um marco da pressão popular contra o regime de repressão.

Entre suas grandes influências, Führer cita Dietrich Bonhoeffer, teólogo protestante executado em campo de concentração por se opor veementemente a Adolf Hitler. Os socialistas não tiveram a mesma força contra Fürher, que conseguiu adesão de 70 mil pessoas no dia 9 de outubro de 1989, no grande protesto de segunda-feira. Um mês depois, caía o Muro de Berlim.

Agora, com mais tempo disponível, os planos do pastor incluem escrever livros. Vamos esperar para ver o que um homem com essa bagagem é capaz de escrever.

*curiosidade: Führer em alemão quer dizer líder. Parece até eleição incondicional. Christian Führer foi e ainda é um grande líder cristão.

Nenhum comentário: