segunda-feira, 8 de junho de 2009

Evangelizar ou Cristianizar?

Palavras de Ariovaldo Ramos ao podcast do irmaos.com:

"O pior é o uso inadequado do termo evangelizar. O que eles fazem é proselitismo. Eles não querem comunicar Jesus. Querem trazer o cara para a religião deles.

Não foi isso que Jesus fez. Cristo nos ensinou a comunicá-lo. Então, quando a gente resolve comunicar Jesus, a gente resolve falar de justiça de amor, de liberdade, de paz, de transformação social, a partir de um grande exemplo.

Um exemplo que é mais que um homem que triunfou na história, mas é Deus que se fez homem, pra gente se fazer homem de verdade."

Será que 'eles' sou eu? Minha reflexão desta vez é: será que não sou eu mesmo o maior desafio para a comunicação do evangelho?

Será que não sou apenas alguém tentando convencer os outros a se comportarem como eu me comporto? Será que não estou impondo cultura em vez de transmitir uma mensagem de salvação e libertação?

O maior desafio para a comunicação do evangelho não é técnico, nem ético, nem epistemológico. É teológico. Passa por uma total anulação do 'eu'. Passa pelo reconhecimento de uma dura e calvinista depravação total.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a melhor forma de falar de Jesus, e nem é tão preciso verbalizar, é atraves do amor e respeito. Os maiores e não famosos evangelistas que tive a oportunidade de conhecer, expressavam Jesus na doçura do olhar...

Muito bom o post!

Beijos

Núbia - www.nubibella.com

Marcos Botelho do JV disse...

Gostei do post rápido, profundo e fez refletir! Parabens Vitor!

Daniel Guanaes disse...

Muito bacana esse post!

Raphael Rap disse...

Creio que a pergunta que deveria ser feita a todas agências missionárias foi a feita no texto:

"Será que não sou apenas alguém tentando convencer os outros a se comportarem como eu me comporto?"

No fim quase toda motivação evangelística é a resposta SIM ao questionamento anterior.